Qualidade
Podem-se enumerar uma série de PROPRIEDADES QUALITATIVAS que caracterizam nossos papelões e que permitiriam estabelecer a correspondente diferenciação com relação a outros de inferiores qualidades.
1.ODOR: Ausência total de odores estranhos em seco. Nível de odor originado em processos fermentativos sobre amostras 50 % de umidade a 30°C.igual ao de papelões fabricados em polpas semi-químicas virgens.
O papel reciclado utilizado como matéria-prima se desodoriza por tratamento em autoclaves a 120° C durante 60 min. – exceto os papeis brancos-, eliminando-se posteriormente, de forma completa, as impurezas solúveis com o lavado da polpa em dispositivos de espessamento rotatórios.
2.PREGUEADO Com adequado traçado prévio, mesmo nossos números mais grossos se pregueiam a 90° sem rasgado de liners (coberta) e com clara separação de camadas na borda da folha. A boa resposta ao pregueado do papelão CIFIVE se origina na melhor qualidade relativa da polpa de coberta, no processo de desfibrado e refino seletivo e na formação em tanques múltiplos.
3.ALISADO: A face superior de papelões da qualidade Padrão apresenta um alisado compatível com os métodos usuais de impressão, quer dizer, com escassas rugosidades maiores e marca de feltros apenas visível. A parte alisada ou lustrada do papelão Alisado ou Monolúcido proporciona uma excelente superfície para trabalhar com os modernos métodos de impressão. Nossa máquina para fabricar papelão multi-cilíndrica permite operar cada tanque com boa diluição e formação da pasta, com mínimo de grumos que caracteriza as elevadas gramaturas.
4.UMIDADE: A percentagem de umidade dos papelões CIFIVE,em todos os casos é uniforme e a nível de equilíbrio com a umidade relativa ambiente, quer dizer, oscilando entre 6 e 8 % para nossas condições climáticas habituais.
5. MANCHAS:Superficialmente, o papelão CIFIVE está livre de manchas grandes (maiores de 0,25 cm2) de alcatrão e de recortes de papel não desfibrado, comuns em cartões de qualidade inferior. O tratamento em autoclave do papel reciclado, combinando com desfibrado a alta consistência do material de coberta, melhora a dispersão de alcatrão e desfibrado de papel duro.
6.IMPUREZAS:Ausência de areia e elementos metálicos na massa, os quais se eliminam por depuração ciclônica. As cinzas de nossos papelões corresponderão às cargas normais primitivas dos papeis usados no empaste ou ao carbonato de cálcio moído acrescentado à pasta de coberta (liner) para melhorar a brancura e lisura dos papelões Branco Extra e Padrão em ambas qualidades (Padrão e Alisado ou Monolúcido ).
7.RIGIDEZ: A resistência à flexão do papelão CIFIVE compara vantajosamente com as da concorrência. Afirmando tiras de igual largura (p.e. 5cm.) sobre apoio plano e deixando porções da mesma longitude (15 – 30 cm.) na borda, se pode constatar a rigidez de diferentes amostras. Esta propriedade que tem muita importância para a apresentação e resistência de caixas dobráveis, se fundamenta na melhor qualidade relativa do material de coberta, uma adequada seleção para o material de “recheio” e na formação em máquina multi-cilíndrica.
No que diz respeito às PROPRIEDADES QUANTITATIVAS de qualidade, essas poderiam ser determinadas a pedido de usuários especialmente interessados em certos aspectos (resistência mecânica, alisado, rigidez, etc.) no Instituto de Tecnologia Celulósica (Fac. Ing. Química – Univ. Nac. del Litoral) ou no Instituto Oficial CICELPA (INTI) segundo normas internacionais (Tappi, Scan, etc.).